sábado, 24 de dezembro de 2011

Xapuri - AC - Terra de Chico Mendes

Xapuri é um município que fica localizado no sudeste do Acre. Situa-se na microrregião de Brasiléia, mesorregião do Vale do Acre. Cidade Histórica, Xapuri é considerada o "berço" da Revolução Acreana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. É conhecida mundialmente por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na cidade.

De Rio Branco a Xapuri não se vê floresta, somente pecuária e algumas castanheiras (árvore preservada na região pela altíssima multa aplicada caso seja derrubada)

Uma bela castanheira

Pórtico de entrada de Xapuri

Casa de Chico Mendes - totalmente preservada e mantida como na época em que residia, uma casa simples, com móveis mais simples ainda e muitos, mas muitos livros (era um ávido leitor) guardados na estante da sala. Na porta da cozinha, ainda está a marca de sangue da trágica noite. Do outro lado da rua há um museu-memorial contando toda a sua trajetória de vida, com fotos, notícias, objetos pessoais e até a toalha em que usava no momento em que foi assassinado.
Para saber mais

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...